terça-feira, 29 de março de 2011

A Importância do Perdão


O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma 
conversa. 


Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado: 

- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. 

Desejo tudo de ruim para ele. 

Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar: 

- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola. 

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo: 

- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. 

quarta-feira, 9 de março de 2011

Permanecer em Deus - (CN)


A Palavra de Deus para nós hoje, é uma palavra de permanência, de profundidade. O Verbo permanecer que é muito mais que o verbo estar.

O que é de César, dê a César. O que é de Deus dê a Deus. Isso define um sinal de permanência. Assim como hoje eu tenho a marca do sacerdócio em mim, somos marcados como consagrados a Deus, através dos sacramentos que recebemos, e, por meio deles, recebemos a marca de Deus em nós.

Seguir Jesus é permanecer n'Ele e com Ele. Aos poucos vamos percebendo a ação da graça em nós. Para irmos pregando aquilo que vivemos e vivermos aquilo que pregamos.

Precisamos ter coragem de quebrar as “fachadas” da nossa felicidade, pois Deus não pode trabalhar em fachadas, Ele só pode trabalhar em nosso coração. Precisamos romper com as máscaras. O processo de retirar as máscaras, consiste em retirar, de dentro de nós, todas as falsidades e as hipocrisias que estão em nós.

Leia todo a matéria clicando aqui.

terça-feira, 1 de março de 2011

Formação [MJ] 27/02/11 - Castidade

"A castidade significa a integração conseguida da sexualidade na pessoa e daí a unidadeinterior do homem no seu corporal" (cf. CIC - Catecismo da Igreja Católica, § 2337)
    Vivemos num mundo onde viver a castidade é um desafio, que nos leva a sermos diferentes. É necessário vivê-la não por obrigação ao 6° mandamento(Não pecar contra a castidade), para que a vivência da castidade não seja um peso.
Você, jovem, precisa tomar a decisão e escolher ser casto, por amor a Deus, a si mesmo e aos irmãos. É necessário uma busca contínua do domínio de si, que não se dá na virada de um dia, mas a partir de um combate diário.
A Igreja nos orienta alguns meios para aquele que quer ser fiel às promessas de Batismo vivendo a castidade:
Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações por meio dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer aos mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisso a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos. (cf. CIC §2340)
Todo batizado é chamado à castidade tendo como modelo o próprios Cristo independente do estado de vida, celibatado consagrado, conjugal, solteiros - aguardando o tempo certo.
Como templos do Espírito Santo é preciso buscar a vontade de Deus fazendo a diferença, lutando contra tudo o que ofende à castidade. tais ofensas são:
* Masturbação: Excitação voluntária dos órgãos genitais somente para se obter prazer.
* Fornicação: União carnal fora do matrimônio entre um homem e uma mulher livres;
* Pornografia: Retirada de atos sexuais, reais ou simulados, da intimidade dos parceiros, para os exibir a terceiras pessoas, de modo deliberado;
* Prostituição: Atentado contra a dignidade da pessoa que se prostitui, reduzida ao prazer venéreo que dele se tira.
Neste mundo, onde muitas depravações estão sendo semeadas. É difícil, mas não é impossível viver a castidade. É preciso recorrermos à palavra de Deus e não desistir da luta.
"Ninguém te despreza por serdes jovem, pelo contrário, tornastes modelo para os fieis no modo de falar e de viver na caridade, na fé e na castidade."
Sim Jovens, é preciso, em Cristo, um modelo, pois ele é a nossa força. Assim como nos diz o Apóstolo Paulo: Tudo posso naquele que me fortalece.
Vivamos, pois, com a graça de Deus, uma vida pura em um respeito mútuo; aguardando o tempo certo onde após a união matrimonial, serás tu um dom na vida de seu(sua) esposo(a); ou quem sabe numa vivência radical da castidade abraçando-a como um conselho, tal como fazem os que consagram sua vida numa vocação específica.
Aos que já ofenderam a castidade, Jesus diz: "Vá e não peques mais".
Abramos nosso coração ao amor de Deus, compreendendo que viver a castidade é um meio de corresponder ao infinito Amor dEle por nós.
      A castidade duma alma é um preço aos olhos de deus e maior que a dos anjos, pois os cristãos só podem adquirir esta virtude pelos combates, enquanto os anjos a tem por natureza.

Por Irmão Samuel - Toca de Assis

Mais sobre Castidade:

Video Castidade, como vive-la nos dias atuais - Dunga

Testemunho Isabela Guimarães [MJ]

É estou aqui pra falar um pouco da experiência, e de como minha vida mudou depois que conheci o Ministério Jovem, nunca em minha vida senti o Espírito Santo tão presente, nunca me senti tão querida, tão forte, tão amada, antes me sentia a coitada, achava que meu problema era impossível, era grande, me fechava para o mundo, vivia naquele mundo que só me destruía, através do MJ percebi que a cruz que levo, não é nada em relação ao que Deus sofreu por mim, tem pessoas com situações piores do que a minha, com o MJ aprendi a louvar a Deus sobre todas as coisas, hoje me sinto uma pessoa melhor, nas provações não tenho mais medo, sei que Jesus Cristo está comigo e tenho certeza de que a caminhada é difícil mais no final a recompensa é grande, nunca pensei que me sentiria tão feliz em ajudar alguém, ser serva foi o que eu precisava para ter certeza de que Deus esta comigo, ele não me abandona, todas as vezes que eu caio ele me levanta, hoje me sinto forte o suficiente para ser a base da minha casa e acredito e confio verdadeiramente que Deus me dará a vitória!