terça-feira, 1 de março de 2011

Formação [MJ] 27/02/11 - Castidade

"A castidade significa a integração conseguida da sexualidade na pessoa e daí a unidadeinterior do homem no seu corporal" (cf. CIC - Catecismo da Igreja Católica, § 2337)
    Vivemos num mundo onde viver a castidade é um desafio, que nos leva a sermos diferentes. É necessário vivê-la não por obrigação ao 6° mandamento(Não pecar contra a castidade), para que a vivência da castidade não seja um peso.
Você, jovem, precisa tomar a decisão e escolher ser casto, por amor a Deus, a si mesmo e aos irmãos. É necessário uma busca contínua do domínio de si, que não se dá na virada de um dia, mas a partir de um combate diário.
A Igreja nos orienta alguns meios para aquele que quer ser fiel às promessas de Batismo vivendo a castidade:
Para se viver segundo a castidade é preciso resistir às tentações por meio dos meios que a Igreja nos ensina: fugir das tentações, obedecer aos mandamentos, viver uma vida sacramental, especialmente freqüentando sempre a Confissão e a Comunhão, e viver uma vida de oração. Muito nos ajuda nisso a reza do santo Rosário de Nossa Senhora e a devoção e auxílio dos santos. (cf. CIC §2340)
Todo batizado é chamado à castidade tendo como modelo o próprios Cristo independente do estado de vida, celibatado consagrado, conjugal, solteiros - aguardando o tempo certo.
Como templos do Espírito Santo é preciso buscar a vontade de Deus fazendo a diferença, lutando contra tudo o que ofende à castidade. tais ofensas são:
* Masturbação: Excitação voluntária dos órgãos genitais somente para se obter prazer.
* Fornicação: União carnal fora do matrimônio entre um homem e uma mulher livres;
* Pornografia: Retirada de atos sexuais, reais ou simulados, da intimidade dos parceiros, para os exibir a terceiras pessoas, de modo deliberado;
* Prostituição: Atentado contra a dignidade da pessoa que se prostitui, reduzida ao prazer venéreo que dele se tira.
Neste mundo, onde muitas depravações estão sendo semeadas. É difícil, mas não é impossível viver a castidade. É preciso recorrermos à palavra de Deus e não desistir da luta.
"Ninguém te despreza por serdes jovem, pelo contrário, tornastes modelo para os fieis no modo de falar e de viver na caridade, na fé e na castidade."
Sim Jovens, é preciso, em Cristo, um modelo, pois ele é a nossa força. Assim como nos diz o Apóstolo Paulo: Tudo posso naquele que me fortalece.
Vivamos, pois, com a graça de Deus, uma vida pura em um respeito mútuo; aguardando o tempo certo onde após a união matrimonial, serás tu um dom na vida de seu(sua) esposo(a); ou quem sabe numa vivência radical da castidade abraçando-a como um conselho, tal como fazem os que consagram sua vida numa vocação específica.
Aos que já ofenderam a castidade, Jesus diz: "Vá e não peques mais".
Abramos nosso coração ao amor de Deus, compreendendo que viver a castidade é um meio de corresponder ao infinito Amor dEle por nós.
      A castidade duma alma é um preço aos olhos de deus e maior que a dos anjos, pois os cristãos só podem adquirir esta virtude pelos combates, enquanto os anjos a tem por natureza.

Por Irmão Samuel - Toca de Assis

Mais sobre Castidade:

Video Castidade, como vive-la nos dias atuais - Dunga

Nenhum comentário:

Postar um comentário