No dia 1°de maio, aconteceu a missa de beatificação de João Paulo II, celebrada pelo Papa Bento XVI. A Igreja está em festa pelo reconhecimento desse servo do Senhor, tão querido em todo o mundo.
Para que todos possam entender, beatificação é diferente de canonização. A beatificação é quando a Igreja reconhece que tal ser humano está na glória de Deus. Vive agora no paraíso e é declarado como intercessor diante de Deus, ou seja, pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Geralmente a pessoa beatificada realizou algum milagre. A Igreja Católica considera a beatificação um caminho para a canonização de João Paulo II.
Na juventude, João Paulo era ator. Durante a 2° Guerra Mundial, diante da morte de seu pai e o culto de Nossa Senhora, sentia, talvez, que seu sofrimento estava ligado ao sofrimento da Polônia. Sua eleição como Papa marcou um fato incomum, a escolha de um papa que não era italiano e membro da hierarquia do Vaticano.
João Paulo foi um papa de intensa oração e atividades. Visitou mais de cem países e escreveu inúmeros documentos. Foi responsável por encontros marcantes entre líderes de diferentes religiões. Realizou inúmeras beatificações e canonizações.
Foi também muito provado pelo sofrimento. Sofreu um ataque, durante um desfile, e levou um tiro na região do tórax. A partir desse atentado, sua saúde fica muito debilitada.
Muito doente, o secretário do Estado do Vaticano, pede a todos que intensifiquem sua oração pela vida do Papa, e um dia depois de feito o pedido, João Paulo morre. Sua morte causou silêncio e dor em toda a humanidade. Muitos líderes religiosos e políticos enviaram condolências expressando sua tristeza.
O Vaticano espera 5 anos para que sejam iniciados os processos de beatificação e canonização, mas no caso de João Paulo essa espera foi ignorada. Eles relataram que não podiam ignorar a fama de Santo que gozava sua vida e após sua morte. Os relatos de possíveis milagres somam 250, que estão sendo estudados.
Um dos milagres feitos por João Paulo foi a cura de uma irmã francesa, que pela intercessão do Papa foi curada de Mal de Parkinson.
Dia 1° de maio, um dia tão importante e marcante para toda a Igreja.
Que possamos pedir a intercessão desse anjinho, pelos nossos jovens. Pela obra jovem de toda a Igreja Católica. E, em especial, pela Jornada Mundial da Juventude em Madri, que foi iniciada anos atrás pelo próprio João Paulo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário